Carta para um pequeno bebê ler quando for um adulto

Afinal, agora ele já sabe tudo o que se passa, é só pra quando ele se esquecer.

Querido,  sei que logo chegarás aqui. Embora nunca tenha colocado os meus olhos em você e, às vezes, achar que me conhece melhor do que te conheço, sinto falta da sua companhia. Engraçado, sentir falta de quem não conheço, mas não sei dar outro nome pra esse sentimento que se parece tanto com a saudade… Afinal, como sentir saudade de alguém que nunca esteve tão perto de mim a minha vida toda? … Coisas de mãe boba,imagino.

A mamãe é só uma mulher comum e, embora  seja o dono de todo o amor que “eu guardei sem saber que era só pra você”, não vou mentir, eu vou errar. Assim como você e o papai. Não vou esperar e nem cobrar que você seja santo, ou o super-herói, você não precisa fazer nada pra eu te amar, mas é importante que se lembre que o erro não é, necessariamente, nosso. Ele já existia bem antes de você nascer e vai continuar existindo, quando sua presença tão ilustre e sagrada se apagar. Ele é intrínseco à humanidade, sabe?

Esse papo chato sobre os erros quer dizer, que em alguns momentos, algumas pessoas vão te fazer sofrer. Ainda que não mereça, desses seus olhinhos lindos, um dia grossas gotas de lágrima despencarão. Você não vai chorar só por causa dos erros alheios, é claro. Vai chorar pelos erros que cometer, pelos erros de outras pessoas que nem tem a ver diretamente com você.

Querido, embora eu te ame muito, vou te receber num lugar chamado mundo… Aqui, não seremos só nós. E eu não posso te privar de nenhum sofrimento. Esses dias eu estava triste e pensei: Não, eu não quero que meu bebê sinta isso. Mas a mamãe nem vai prometer nada, ela sabe que seria uma grande tolice… Na verdade, isso talvez aumentaria seu sofrimento em algum momento da sua vida.

Aqui, embora doa, é comum e até necessário, cair no chão… Garanto que você não se lembrará das suas primeiras quedas, que antecederam seus primeiros passos (e tomara que você puxe a mamãe, porque seu pai dá um trabalho pro acaso no quesito andanças cotidianas rsrsrs) mas outras, que te acompanharão ao longo da vida, você vai se lembrar.

Mas elas são importantes pra nós. Só não cai quem não arrisca, quem não vive, e viver é o que eu mais quero que você faça…. Intensamente, a cada segundo. E que você encontre prazer em cada faceta que a vida se mostrar a você.

Estou imaginando agora, você caminhando entre eu e o seu pai, faremos você dar pulos tão altos, que vai se sentir flutuando, em algum parque ou rua qualquer, porque eu quero que a magia e a imaginação lhe circundem feito o próprio ar que respiramos.

Não sei nem o que desejar pra você. Tenho medo. Medo é outra coisa chata pra caramba que você, assim como nós, papai e mamãe, e o restante do mundo todo sente. EU não sei definir bem o que é. Deve ter algum filósofo ou poeta que deve ter tecido uma definição mais concreta, mas a mãe desconhece e bem… você vai saber o que é quando assistir um filme de terror e, durante a noite, ficar encolhidinho na sua cama, com o cobertor cobrindo a cabeça, sem ter coragem de se levantar para ir ao banheiro.

A mamãe sente medo de desejar um monte de coisa errada pra você, sabe? Que o destino leve ao pé da letra as coisas e no fim, enquanto eu imagino um homem íntegro, seguro e equilibrado, você se torne um cara que vive errando e dando desculpa esfarrapada, medroso demais e sei lá, qualquer coisa que o universo leve ao pé da letra. Tenho medo também, de desejar coisas que você não vai precisar, ou desejar de mais coisas que você só precisa um pouco. Tem tanto poema, poesia, blá blá blá, que é enfático ao dizer: foco, força e fé, ou mira pra fé e rema e essas outras frase de para choque de caminhão que despertam aquela pulga que vive atrás da minha orelha (você deve conhecê-la, ou, pelo menos, suspeitar de sua existência) que, sinceramente, eu tenho medo de desejar porcaria… Acho que eu teria que tecer dezenas de considerações pra cada desejo… Mas vai ficar meio frase de para choque de caminhão (temíveis, né?).

De qualquer forma, a mamãe vai te amar do jeito que você é e, só uma coisa ela espera de você, seu amor.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

