ringue

Quando o racional usa luva de boxe.

man-couple-people-woman (1).jpg

A única vez em que fui assistir uma defesa de doutorado, parecia que estava num ringue. Ontem o doutor (sim, ele obteve o título) discorreu sobre o assunto, comparando-o a uma peça de teatro.

Acho bizarro. Você passa quatro ou cinco anos estudando incessantemente, trabalhando em sua tese como se estivesse lapidando um diamante. Você se esforça (mas não só por isso, porque isso é o esperado) e, ao invés de ouvirem as pessoas tecendo comentários (ainda que não favoráveis), discorrerem sobre suas argumentações, construindo um diálogo sobre o seu trabalho, eles acham mais apropriado te expor à ignomínia como se você estivesse num julgamento.

Talvez você pense: “Mas é uma defesa, logo, pressupomos que você vai ser atacado…” Mas a impressão que dá é que esse ataque está numa esfera que transcende o científico. Parece um ataque ao ego alheio, não se defende uma tese, se defende de um monte de gente maluca, babando ódio e querendo provar que todo o seu trabalho, independente do quanto tenha de inédito nele, é apenas lixo.

Ontem, quando discorria sobre isso, o professor falou que conosco (estudantes de jornalismo há um dia do temido TCC) as coisas não vão ser assim, vai ser mais um papo e para que tomemos cuidado com o que vamos falar, que é melhor ser sucinto do que falar muito e tal. Beleza. Já imaginava que ia ser mais sossegado, mas aí é que martela mais incessantemente uma dúvida: Oras, se é tão importante constranger e chocar o aluno na defesa de uma tese de mestrado ou doutorado, por que não fazer isso numa defesa de TCC? Dentro de uma caminhada acadêmica, o mais óbvio é que a pessoa pare na graduação ou que prossiga pra mestrado, doutorado, então, por que pegar leve agora?

Fico na dúvida (porque tenho muita esperança de estar errada) sobre isso não ser só uma luta de ego mesmo, do que preocupação ou zelo por progresso científico… E, temerosa que sou, acho mais sensato ficar na dúvida mesmo…

Link da imagem: https://www.pexels.com/search/boxe/

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s